Saiba como calcular hora extra sem as temíveis planilhas!

Como calcular hora extra sem usar planilhas? Essa pergunta era bastante comum até alguns anos atrás, certo? Errado! Ainda tem muita gente fazendo o controle de ponto de funcionários em planilhas de Excel.

Mesmo parecendo uma solução barata e confiável, a verdade é que calcular hora extra em planilhas é um grande risco. Qualquer equívoco no lançamento dos horários de entrada e saída dos funcionários ou então na elaboração da fórmula que fará o cálculo das horas excedentes pode causar grandes transtornos para a empresa.

Saiba agora por que eliminar de vez as planilhas de horas extras da sua rotina e como tornar todo o processo mais seguro, ágil e confiável!

Por que abandonar as planilhas?

Embora as planilhas de controle de ponto não tenham nenhum custo direto, elas podem sair caras pela facilidade de cometer erros e pelo tempo que levam para ser preenchidas.

Você tem que inserir manualmente os horários de entrada e de saída de cada funcionário, todos os dias do mês. Isso ocupa o tempo do departamento de pessoal e deixa o setor sobrecarregado.

O excesso de trabalho operacional pode levar a erros de digitação ou esquecimentos, como o abono de faltas. Na hora de fazer o cálculo da folha de pagamento online, os funcionários recebem valores equivocados. Consequentemente, a credibilidade e a reputação da empresa ficam em xeque.

Como calcular hora extra sem planilhas?

As planilhas de banco de horas são totalmente dispensáveis, pois existem alternativas mais modernas e seguras, que automatizam o cálculo de horas extras sem que a empresa corra riscos.

Como calcular horas extras é uma atividade totalmente dependente do controle de ponto, por que não usar esse registro como ponto de partida?

Ao optar por um aplicativo de ponto eletrônico, tudo o que o departamento pessoal precisa fazer é cadastrar as escalas de horários de cada funcionário, grupo ou setor. O sistema compara os registros de entrada e saída dos colaboradores com suas jornadas pré-cadastradas e então informa qual é a quantidade de horas extras de cada funcionário.

Tudo isso acontece de forma automática, sem a necessidade de intervenções constantes de uma pessoa. O departamento de RH pode extrair relatórios diários consolidados e tratar os desvios de marcação de ponto online de maneira personalizada, sem atrasar as demais atividades.

A vantagens de automatizar o cálculo de horas extras

O cálculo de horas extras interfere diretamente no pagamento dos salários. Por isso, o app de ponto eletrônico do Tangerino pode ser integrado com a maior parte dos softwares de folha de pagamento do mercado.

Você precisa apenas informar o salário e o percentual de acréscimo por hora extra da categoria uma única vez, para que o valor das horas extras seja lançado na folha de pagamento todo mês.

Como calcular hora extra é uma atividade de rotina do departamento de pessoal, muitas vezes os funcionários não têm acesso ao cálculo e perdem a noção do quanto trabalharam além do horário ou de quantas vezes chegaram atrasados. Isso faz com que sejam surpreendidos na hora de receber o pagamento.

Com o app de controle de ponto eles podem acessar pelo celular seus próprios horários, dia após dia. Assim, cada colaborador acompanha seu saldo de horas extras e não tem desculpas por não haver feito a compensação de banco de horas antes do fechamento do mês.

Mais importante que eliminar as surpresas no cálculo da folha de pagamento, é eliminar a desconfiança entre empresa e empregado. Com o saldo de horas na palma da mão, o colaborador tem a certeza de que será pago corretamente.

Agora que você já sabe que é possível livrar-se das planilhas e calcular horas extras de forma automática e sem complicação, que tal fazer um teste?