Benefícios do registro de ponto online para lojas

Gerenciar pessoas no comércio costuma dar trabalho. Alta rotatividade de colaboradores, escalas de trabalho e realização de horas extras demandam um cuidado adicional por parte do setor de RH.

Cada detalhe pode impactar negativamente não só nos salários dos colaboradores, mas também na credibilidade da empresa. Portanto, é preciso garantir que tudo seja controlado da melhor forma possível.

Um exemplo de solução que vem transformando a gestão de pessoas no comércio é o registro de ponto online. Saiba quais são as vantagens dessa tecnologia!

Benefícios para os dois lados

O principal benefício oferecido pelo ponto virtual é a precisão nos registros de entrada e saída de cada funcionário. Uma das consequências de sua utilização é a aposentadoria do controle de ponto manual, passível de fraudes e sujeito a eventuais equívocos cometidos no controle de ponto de funcionários.

Através do ponto virtual, os empregadores acompanham a jornada de trabalho de cada funcionário, identificando atrasos, faltas e horas extras. Também podem extrair relatórios gerenciais para analisar a produtividade, o presenteísmo e o absenteísmo na organização.  

Os colaboradores, por sua vez, têm um instrumento para monitorar sua própria organização e comprometimento com o cumprimento de horários. Os comprovantes de marcação de ponto são enviados diretamente para o e-mail do funcionário, que faz a gestão do seu banco de horas de forma proativa e segura.

Otimização de tempo e de processo

Especialmente no ramo comercial, o registro de ponto online oferece otimização de tempo e de processos. O gestor de equipe pode acompanhar os horários de entrada e saída de funcionários em tempo real, sem a necessidade de auxílio do departamento de RH.

As marcações de ponto são enviadas automaticamente para o app de ponto do gestor, que pode abonar faltas e atrasos em poucos cliques. O gerente de recursos humanos também fica a par de qualquer justificativa no momento em que ela é feita.

Assim, RH, gerências e colaboradores mantêm uma comunicação alinhada e pautada sempre nos mesmos dados. Elimina-se os custos e processos envolvidos com papéis e anotações e o registro digital de todas as informações permanece armazenado em segurança.

Para equipes internas e externas

O registro de ponto online traz ainda o benefício de monitoramento, em tempo real, do expediente de cada colaborador. Não existe limitação física, pois ele pode ser utilizado também para controlar o trabalho externo. Basta que o colaborador esteja conectado à internet e acesse uma plataforma digital habilitada com um software de controle de ponto.

Com o acompanhamento individualizado sendo feito de forma ágil e eficiente, os dados processados serão fundamentais para o desenvolvimento de um RH estratégico. Os números podem revelar ameaças e/ou oportunidades, auxiliando os gestores a proporem ações de melhoria de desempenho das equipes de vendas.

Os lojistas que optarem pelo registro de ponto online vão perceber, logo nas primeiras semanas de uso, os resultados positivos. O manuseio dos sistemas é bem intuitivo, sendo de fácil adaptação por parte dos colaboradores.

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