Quais os benefícios do Agile Marketing no contexto atual?

Agile Marketing é um método de segmentação de tarefas visando um resultado otimizado e colaborativo. Ele também contribui melhoria das interações no time de criação e de operacionalização.

Com tantas nomenclaturas e métodos utilizados nos negócios, muitas vezes, os gestores e seus colaboradores ficam na dúvida quanto à contribuição que eles oferecem. Quais os benefícios do Agile Marketing, por exemplo?

Os questionamentos vão além: será que métodos como esse se adaptam às demais metodologias do meu negócio ou preciso fazer com que elas se compatibilizem com ele? Você também tem essas dúvidas e gostaria de solucioná-las, entendendo quais os retornos financeiros que elas podem trazer ao seu negócio?

Então vamos lá! Neste conteúdo, responderemos sobre os benefícios do Agile Marketing usando os seguintes tópicos:

Eles vão ajudar a entender os pilares da metodologia no marketing e, claro, seus efeitos nos processos e ações desenvolvidas por essa área do seu negócio. Boa leitura!

O que é Agile Marketing?

Quais os benefícios do Agile Marketing

O Agile Marketing está mais relacionado à forma como um trabalho é feito do que com as características do resultado em si. Em suma, uma equipe de marketing que atua com a metodologia e outra que não utiliza esse processo podem chegar ao mesmo resultado. Então, por que ele é tão aclamado nos últimos tempos?

Agilidade na entrega de resultados? Com certeza, mas não fica só por aí. Entre os benefícios do Agile Marketing, também podemos listar a otimização do processo, a melhoria das interações no time de criação e de operacionalização.

Para trazer tudo isso para seu negócio, o Agile Marketing propõe segmentar um plano de marketing em diversas etapas e tarefas menores. Ele usa, para isso, um framework que permite personalizar o processo como um quebra-cabeça.

Quais são as metodologias ágeis mais usadas no marketing?

Entre as metodologias ágeis usadas no marketing, as mais tradicionais e conhecidas são Scrum, Kanban e Lean.

Scrum

O objetivo é ter o máximo de performance em todas as etapas da produção. Para isso, é criado um backlog, ou conjunto de soluções e itens que uma ação de marketing precisa oferecer.

O backlog é gerenciado pelo Product Owner, enquanto o Scrum Master é o mentor da metodologia para o time Scrum que está atuando em uma campanha. Cada etapa concluída é chamada de sprint e, dentro dela, pode haver uma lista de outros backlogs.

Kanban

A ideia do Kanban, que é talvez uma das mais antigas entre as metodologias ágeis, é criar um fluxo visual simples. Nele, as tarefas são categorizadas de acordo com o seu status: como pendente, em andamento ou concluída.

Com essas informações, é possível priorizar tarefas, associar profissionais e times de marketing distintos. Por exemplo, aquele focado nas redes sociais e o de design, que cria as peças para promoção.

Lean

Os objetivos da “manufatura enxuta”, como é conhecida a metodologia Lean, são reduzir desperdícios com tempo, recursos da empresa e investimentos realizados.

Ele é um combo das duas primeiras metodologias, o Scrum e o Kanban, já que também utiliza fluxos visuais e a intervenção de mentores e chefes de produtos para garantir a eficácia do modelo ágil e a alocação dos recursos.

Como surgiu o modelo Agile Marketing?

O Agile Marketing é fundamentado na metodologia de mesmo nome, utilizada para o desenvolvimento de softwares e tecnologias. Sua origem, portanto, está diretamente ligada aos setores de engenharia e tecnologia da informação, como é o caso do Kanban, fruto do modelo japonês de organização da fabricante Toyota.

A metodologia Ágil busca a padronização de um processo, por meio da segmentação de suas etapas. Isso garante que ele possa ser personalizado para cada demanda e, ainda assim, obedecer a uma lógica conhecida por todos os seus colaboradores.

Para isso, existem metodologias e orientações que permitem aos profissionais envolvidos em um projeto interagir de maneira produtiva e eficiente. Assim, dinamiza o fluxo de trabalho e também eleva, consideravelmente, suas chances de sucesso.

A metodologia Ágil foi fortalecida ainda mais quando um grupo de desenvolvedores se juntou para discutir e determinar seus princípios. Esse encontro gerou o que é chamado de Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Softwares, e seus fundamentos são:

  • é preciso encontrar respostas às mudanças no projeto, mais do que seguir o plano originalmente traçado, mostrando que o processo vai gerar informações e aprendizado que devem ser utilizados para melhorar o resultado final;
  • as pessoas, suas experiências, conhecimentos e interações são mais relevantes que os processos e ferramentas utilizadas;
  • um resultado funcional (no caso, o software em funcionamento) é mais importante que a documentação abrangente;
  • a colaboração com o cliente ou usuário final está acima da negociação do contrato.

Assim, seguindo essas premissas, os projetos e desenvolvimentos, seja de novas tecnologias, seja de campanhas de marketing, serão considerados agile. Percebe que em todos os fundamentos existe um destaque para a flexibilidade das interações, o privilégio pelos conhecimentos e relações humanas?

São características muito importantes para o marketing, o que justifica sua adaptabilidade a metodologia, não acha? Mas o que podemos listar como benefícios para o negócio?

eBook: Guia Prático sobre Comunicação Interna

Afinal de contas, em teoria, uma equipe de marketing poderia conseguir os mesmos resultados usando métodos tradicionais, certo? Vejamos!

Como o Agile Marketing pode facilitar seus processos?

Entre os benefícios do Agile Marketing, podemos destacar aqueles que são facilmente percebidos na gestão do negócio e que se desdobram a partir dos princípios da metodologia Agile.

Satisfação contínua do cliente e público-alvo

A satisfação do cliente ou público-alvo de uma campanha não é o objetivo final, e sim, parte da jornada até o fim do projeto.

Assim, todas as etapas e ações são desenvolvidas com o objetivo de atender às necessidades do público e usam as mesmas bases de dados, como definição da persona do produto, para personalizar a execução de suas tarefas e sprints do modelo Scrum.

Melhoria da interação dos times de marketing

Quando um grande projeto é dividido em diversas tarefas, os profissionais envolvidos em cada uma delas precisam interagir com mais regularidade. Reuniões iniciais e periódicas são realizadas para que todos informem o andamento de suas etapas, troquem ideias sobre melhorias fazendo um brainstorming e proponham novas soluções para a otimização do resultado.

Aumento da capacidade de personalização dos projetos

Depois de criar um processo com diferentes etapas e uma lista de backlogs para cada uma, é possível estipular quais delas são essenciais para um projeto ou não.

Ou seja, como um quebra-cabeça, é possível, rapidamente, montar um novo projeto e envolver os profissionais necessários para sua execução. Essa versatilidade dá um boost na performance dos projetos.

Crescimento constante

Um dos benefícios do Agile Marketing é que ele é voltado para a análise de dados das performances em tempo real. Isso significa dizer que, à medida que os projetos de marketing são colocados em prática, seus resultados são avaliados e corrigidos para obter o máximo de sucesso.

Isso é um aprendizado que, é claro, é utilizado para projetos seguintes, já que todos os dados e variáveis são catalogados de acordo com o retorno do público-alvo. Se as empresas sabem como fazer melhor, o crescimento constante é um resultado do processo.

Como implantar o Agile Marketing no seu negócio?

Para implantar o Agile Marketing no seu negócio, é preciso fazer um mapeamento dos processos atuais, produtos, serviços e setores envolvidos nas diferentes etapas produtivas e de relação com os clientes. Essas informações vão permitir organizar frameworks e garantir sua eficiência.

Crie um framework para o Agile Marketing do negócio

Para criar um framework, ou modelo Agile para seu negócio, é preciso considerar:

  • definir a estratégia do negócio, como reforçar os diferenciais que precisam ser transmitidos em seus serviços;
  • lançar um modelo mínimo viável que permitirá que as percepções do público possam ser utilizadas para personalizar o produto de marketing final;
  • trabalhar as melhorias a partir dos resultados e análise de dados;
  • usar o esquema “planejar, construir, aprender e progredir”.

Esse esquema ágil de aprendizado considera o planejamento do que quer ser alcançado em cada sprint: construir um modelo básico com as informações já coletadas, aprender com os resultados e progredir, catalogando a performance e buscando junto à equipe formas de aprimorar a ideia.

Promova a cultura Agile na empresa

Além de criar o framework, é preciso fazer com que os colaboradores abracem a metodologia. Ela exige dedicação, comprometimento com os prazos, abertura para interação com outros colaboradores e, claro, visão inovadora para propor novas soluções quando necessário.

Como o negócio precisará decidir por uma metodologia para fundamentar seu modelo Agile, uma boa prática pode ser envolver os colaboradores nesse processo. Demonstre as vantagens que cada solução ágil pode oferecer e faça com que eles se sintam parte da decisão.

Cursos para auto-organização, adaptação desse modelo para o esquema de trabalho remoto, dentre outros detalhes da gestão, também podem ser importantes.

Escolha Scrum Masters e outros mentores do modelo

Um Scrum master que seja responsável pelo sucesso da metodologia nos processos de marketing é essencial. Mesmo que outro modelo ágil seja adotado, um mentor que oriente o time e mostre os benefícios da sua utilização contribui para a aderência e o engajamento de todos.

É bom lembrar que, como o Agile Marketing foca o processo, o uso de indicadores de performance (KPIs) é essencial na estratégia. Eles serão usados no planejamento, no acompanhamento da execução e na análise dos resultados.

À medida que acompanham os resultados das metodologias aplicadas aos processos, também evidenciam os benefícios do Agile Marketing para o negócio, não é mesmo?

Gostou de conhecer como Scrum, Kanban e Lean funcionam aplicados ao marketing? Então, que tal saber mais sobre eles e como podem ajudar em outras áreas do seu negócio? Leia mais sobre as metodologias ágeis e descubra.

teste grátis 14 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.