Automação da área de RH: aprenda a fazer em poucos passos

O departamento de RH é um dos que mais sofre com a repetição de processos. Quanto maior o número de funcionários, maior a necessidade de automatizar algumas tarefas a fim de otimizar o trabalho da equipe. Assim, é possível que o RH se concentre em atividades estratégicas, que ajudam no crescimento da empresa.

Atualmente, há diversas ferramentas disponíveis para a automação da área de RH. Algumas funcionam para diversas finalidades, outras são específicas para cada atividade, como recrutamento, tarefas de departamento pessoal, acompanhamento de performance, entre outros.

Neste post, vamos apresentar essas ferramentas e mostrar como elas podem ajudar a sua empresa. Acompanhe!

Recrutamento e seleção

Fazer um recrutamento e seleção assertivo e organizado é um dos principais desafios do RH atual. Afinal, contratar bem é primordial para qualquer empresa, e essa etapa é uma das mais otimizadas pelo processo de automação da área de RH.

Com um bom software é possível acompanhar todo o funil de seleção, desde o anúncio da vaga até os resultados das entrevistas finais. Uma ferramenta eficiente permite a análise aprofundada de um número menor de candidatos, escolhidos com o uso de palavras-chave, que centralizam a seleção da empresa.

Além disso, muitas dessas ferramentas oferecem dashboards pelos quais é possível acompanhar os indicadores e estabelecer planos de ação que tornem os processos seletivos ainda mais eficientes.

Admissão

A admissão de novos funcionários é algo que segue o mesmo padrão em boa parte das empresas, com a assinatura do contrato, inclusão de cópias de documentos, assinatura da carteira de trabalho, entre outros trâmites.

Por que não adotar um software capaz de agilizar esse processo, restando apenas as etapas que realmente precisam da intervenção humana?

Existem soluções que otimizam a admissão do funcionário, permitindo o acesso a mensagens e vídeos personalizados que já são o primeiro passo para o processo de integração. A partir disso, o próprio colaborador envia seus dados e documentos, que são transmitidos ao RH/DP e contador com apenas um clique.

Controle de ponto

Ter um controle de ponto eficiente é algo muito importante para qualquer empresa. Afinal, ele serve não só para entender a frequência e pontualidade dos funcionários, informações que são usadas para o pagamento de salários e horas extras no fim do mês.

Dados sobre faltas e atrasos servem como termômetro de problemas internos mais graves, como falta de motivação e clima organizacional tóxico.

A automatização da marcação de ponto pode ser feita por meio de uma ferramenta inteligente, capaz de integrar dados e aumentar a confiabilidade do controle.

Uma boa sugestão é ter um software com reconhecimento facial e GPS que reduz as fraudes à zero. Além disso, ele faz cálculo de banco de horas, estruturação de escalas de trabalho, cálculo da folha de ponto e é totalmente integrado com o relógio de ponto eletrônico.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho merece uma atenção especial e pode ser acompanhada por meio da automação da área de RH, com a ajuda de ferramentas que auxiliem a controlar os resultados e entender o que é necessário para o desenvolvimento de cada profissional.

Por meio da análise por competências, o departamento consegue montar equipes com um viés estratégico. Essas equipes são formatadas para que alcancem os melhores resultados possíveis, contribuindo substancialmente para o cumprimento das metas.

Dentre as funcionalidades do software necessárias para esse tipo de solução, estão a elaboração de rankings de desempenho, estruturação de gráficos e relatórios, a possibilidade de fazer planos de desenvolvimento, entre outros.

Onboarding

A integração dos funcionários é um dos pontos mais importantes do seu processo de adaptação. Um programa de onboarding bem executado aumenta as possibilidades de permanência do colaborador, impactando diretamente os índices de retenção.

Além de apresentar o funcionamento e a política interna da empresa, durante a integração o RH e o gestor alinham com o novo colaborador quais serão as suas tarefas, além de criar uma ligação mais pessoal e direta.

Fazer isso frequentemente pode sobrecarregar o RH, principalmente quando se trata da estruturação de novas equipes.

Vale a pena apostar em uma solução que, por meio de vídeos, treinamentos e materiais educativos, restando apenas a parte realmente ligada a uma tarefa específica.

Benefícios

Tão importante quanto os salários, o pagamento de benefícios compõe uma parte importante da estrutura financeira dos funcionários. Para a empresa, eles representam uma estratégia de atração e retenção de talentos, por isso devem ser escolhidos a dedo e acertados religiosamente.

Uma boa maneira de montar planos de benefícios interessantes é propor que os colaboradores escolham o que preferem receber, de acordo com seu estilo de vida e necessidades.

Porém, alguns benefícios são básicos e devem ser oferecidos independentemente disso. Um bom exemplo são vales refeição e alimentação. E o melhor: existem softwares capazes de receber as sugestões dos colaboradores sobre os benefícios e oferecer as melhores opções para a sua empresa!

Neste post, você conheceu algumas soluções de automação para a área de RH que vão ajudar a administrar os processos da empresa e fornecer as melhores condições para os funcionários. Vale a pena apostar em ferramentas tecnológicas para otimizar o trabalho e assim, obter resultados expressivos, aproveitando os profissionais do departamento para trabalhos que demandem maior interação humana.

A Xerpa, responsável pelo desenvolvimento desse conteúdo, disponibiliza uma série de artigos que falam sobre gestão de pessoas e dão insights sobre como melhorar o espaço de trabalho para os colaboradores. Se esse tipo de assunto desperta o seu interesse, dê uma conferida no blog!

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