Aprenda a calcular horas online sem complicação!

Já passou da hora de deixar de lado as planilhas de controle de horas. Calcular horas online facilita muito a rotina de quem trabalha no departamento pessoal e ainda traz diversas vantagens para a gestão da empresa. Saiba quais são elas!

Por que calcular horas online?

Muitas empresas ainda usam uma planilha de horas trabalhadas para manter o controle de quantas horas extras cada colaborador trabalhou por mês. Além de estarem sujeitas a erros, as planilhas têm o problema de estarem presentes apenas na rede da empresa ou apenas em um computador. No caso de uma perda de dados, seja causada por vírus ou não, é difícil recuperar seus arquivos.

Ao calcular as horas online com um software, os dados ficam salvos na nuvem, sem a possibilidade de se perderem. Essa questão também facilita o acesso a esses dados, já que é possível fornecer senhas individuais aos gestores para que eles acompanhem a jornada de trabalho de suas equipes.

Usando uma calculadora de horas online

Existem na internet vários sites com calculadoras de horas trabalhadas, sendo que alguns deles permitem também inserir o salário base para saber qual valor deve ser pago pelas horas extras. Basta inserir os horários de entrada e saída da empresa e o horário de trabalho padrão que o sistema informa quantas horas extras foram feitas e de quanto será o acréscimo no salário.

Porém, essas ferramentas foram pensadas para que o trabalhador possa conferir os cálculos realizados pelo departamento pessoal, e não para uso das empresas. O motivo é simples: só é possível calcular horas online de um funcionário a cada vez.

A maioria dos sites não armazena nenhuma informação, de forma que você precisaria inserir todos os dados do controle de ponto de um funcionário, lançar no registro interno da empresa, apagar e começar de novo com outro colaborador.

O volume de trabalho é o mesmo das planilhas, com a diferença de que não é preciso elaborar as fórmulas.

Usando um software de controle de ponto

Ao optar por um controle de ponto digital, não é preciso preocupar-se com a contagem do banco de horas ou horas extras. Essa tecnologia foi criada justamente para facilitar a rotina das empresas, agilizando o fechamento das folhas de pagamento e diminuindo os erros no cálculo de horas trabalhadas.

O sistema usa as marcações de ponto dos funcionários para definir quantas horas extras foram trabalhadas, automatizando todo o processo de cálculo. O único trabalho do departamento pessoal é cadastrar a carga horária prevista no contrato de trabalho de cada um, uma única vez, no sistema.

Softwares como o Tangerino fazem muito mais que calcular horas online. Eles permitem acompanhar diariamente a quantidade de tempo trabalhada por cada empregado, seja durante o dia, semana, mês ou ano. Assim, os gestores da empresa têm controle completo de quais setores exigem mais trabalho e podem se planejar melhor financeiramente, sem surpresas no pagamento de horas extras.

Assim, é possível calcular horas online facilmente. Além da diminuição das tarefas do departamento de pessoal, seus cálculos também ficam mais confiáveis, pois são feitos diretamente a partir dos horários marcados no relógio de ponto, sem intervenção de nenhum funcionário.

Ficou interessado pelo software de controle de ponto? Com ele, você não tem nenhum trabalho para calcular horas online e ainda tem mais controle sobre a gestão de pessoas.

Comece agora mesmo um teste gratuito e experimente o Tangerino na prática!