Confira 4 ideias para confraternização de empresa remotamente

As confraternizações corporativas são conhecidas por melhorar a relação do empregador e seus funcionários, promovendo um ambiente mais descontraído que vai além do trabalho. Por ser tão importante, nada impede que essa comemoração seja feita remotamente.

Tempo de Leitura: 10 minutos

Última atualização em 5 de dezembro de 2018

Promover confraternizações na empresa é um adicional fundamental para melhorar a cultura organizacional e a produtividade dos funcionários de forma simples.

Esse tipo de evento fortalece a imagem que se tem da empresa, além de ser um fator motivacional, mostrando que a organização valoriza seus funcionários e deseja promover uma relação saudável entre todos os membros da equipe.

Se levarmos em conta o momento em que estamos vivendo, o contexto pós-pandemia dificulta algumas interações, mas nunca foi tão necessário estreitar os laços entre as pessoas e promover esse tipo de interação.

Pensando nisso, selecionamos algumas ideias de confraternização na empresa que vão ajudar a motivar sua equipe pelo ano todo. Confira!

Neste artigo vamos abordar:

Por que fazer uma confraternização nesse contexto

Por que fazer uma confraternização nesse contexto

Podemos dizer que o ano de 2020 foi uma constante montanha-russa de emoções para todas as pessoas.

Desenvolvimento de lideranças

Além da preocupação constante com a pandemia do novo coronavírus e os perigos da doença, o mercado de trabalho sofreu um impacto gigantesco com o isolamento social.

Vários negócios — de diferentes portes e segmentos — precisaram fechar as portas por não terem como se manter depois de tantos meses sem atividade. 

Isso levou ao aumento do desemprego em 27% no Brasil, mas não apenas aqui, já que o mundo todo está sofrendo as consequências da pandemia.  

Se colocarmos no balança, qualquer tipo de comemoração parece deslocada tendo em vista todas as dificuldades enfrentadas neste ano. Contudo, a situação também pode ser analisada sob outra perspectiva.

Muitas empresas conseguiram passar por esse período conturbado sem realizar demissões, incentivando, inclusive, a contratação de pessoas que foram desligadas de seus antigos empregos.

A adoção de novas formas de trabalho, como o home office e o modelo híbrido, permitiram que os negócios pudessem continuar suas atividades sem expor os colaboradores, promovendo a manutenção da saúde.

Não deixe de conferir também estes conteúdos:
👉 Afinal, o que é employer branding?
👉 Conheça 4 ideias de endomarketing para engajar colaboradores
👉 Por que investir em confraternização de empresa?
👉 O que é ponto facultativo? Descubra como ele afeta o controle de horas

A importância de fortalecer as relações 

Além das consequências econômicas, o isolamento social afetou diretamente a saúde mental das pessoas, que precisaram se afastar de familiares e amigos queridos por um longo período de tempo.

As relações interpessoais foram diretamente afetadas, e doenças mentais como ansiedade e depressão tiveram um aumento de até 80% segundo uma pesquisa realizada pela UERJ.

Vimos que nos relacionar com o outro é parte fundamental da nossa vivência e do nosso crescimento pessoal. A tecnologia ofereceu um alívio, e as pessoas passaram a usar aplicativos de transmissão de vídeo para diminuir a solidão.

Contudo, é inegável que o contato presencial seja insubstituível, e agora, quando a pandemia começa a perder força em alguns locais e permite a flexibilização, chegou o momento de repensar as tão comuns confraternizações de final de ano.

Como adaptar as ideias para uma confraternização remota

Como adaptar as ideias para uma confraternização remota

O encontro das equipes é sempre um momento importante para criar uma conexão profissional e, mais importante, pessoal.

Normalmente é na festa da firma que as pessoas interagem sem a pressão do dia a dia, a correria e as preocupações costumeiras. 

Também é o momento de a empresa mostrar o quanto se importa com o capital humano. Essa parte é tão importante que geralmente vemos várias pessoas postando imagens nas redes sociais para mostrar o quanto a empresa acertou em promover a festa.

Isso é crucial para o employer branding. Esse tipo de evento tem o poder de transformar a visão dos trabalhadores, que passam a compreender o quanto são importantes para o crescimento do negócio. 

Isso faz com que eles se tornem verdadeiros aliados da empresa, preocupando-se com seu empenho e com o sucesso da organização.

Você deve estar se perguntando: “entendi, mas como fazer esse tipo de ação de endomarketing remotamente?”. Bem, é aí que entra o desafio.

Quando uma organização atua remotamente, independentemente de qual seja o seu segmento de mercado, alguns rituais precisam ser adaptados para o meio virtual.

Confira 4 ideias para a confraternização da sua empresa

Ideias para a confraternização da sua empresa

Temos visto e convivido com essas adaptações desde que teve início o home office forçado, e notamos que é possível, sim, trazer vários processos para o online. Com as festividades de final de ano não seria diferente.

Continue com a gente e veja algumas ideias para confraternização nas empresas, sejam elas pequenas ou grandes. Confira!

1. Promova premiações

A confraternização na empresa é um evento para celebrar o sucesso da organização e agradecer aos colaboradores, fazendo com que se sintam valorizados. Se pensarmos no ano que tivemos, há muito a ser dito para toda a equipe.

Além de um discurso da diretoria sobre os desafios enfrentados e os ganhos obtidos ao longo do ano, o que mais demonstra a gratidão pela contribuição do time são as premiações.

Valorize o funcionário mais pontual durante o ano, o que vendeu mais, o que faltou menos ou o que mais ajudou gestores e colegas. 

Não é necessário comprar prêmios caros, você pode oferecer apenas um certificado ou uma cesta de chocolates, por exemplo. Precisa ser algo que gere valor e sirva como um fator motivador para toda a empresa.

O ideal é que todos ganhem alguma coisa, por isso, se a organização tiver muitos funcionários, o mesmo prêmio pode ser entregue para várias pessoas. 

Guia Prático sobre Comunicação Interna

Uma dica importante é não deixar a cerimônia ser muito longa para que o real propósito da iniciativa não se perca em meio a discursos prolixos.

O evento pode ser realizado pelo Zoom ou pelo Meet, e a equipe de RH precisa se organizar para fazer a entrega dos brindes na casa dos colaboradores.

2. Pense em uma festa temática

As festas temáticas, quando bem executadas, são memoráveis, mesmo sendo feitas remotamente. 

Antes mesmo de começar, as pessoas se divertem escolhendo roupas e acessórios relacionados ao tema. Isso gera um engajamento altíssimo, pois todos querem se sentir parte do evento

Após a primeira festa temática, os funcionários já começam a criar expectativas para a seguinte, e a confraternização rapidamente se torna uma tradição.

Entre as nossas ideias para confraternização de empresa, está a “festa viagem”. Escolha um país e crie todo o evento em torno de sua cultura: bebidas, cardápio e música.

Se for muito difícil reproduzir pratos típicos, você pode adaptar. Alguns países interessantes para isso são: Japão, México, Argentina (faça um churrasco!), Itália e Egito.

Uma solução para as equipes em home office é enviar um kit com petiscos ou bebidas relacionadas ao tema da festa para a casa dos funcionários. 

Nesse caso, a logística precisa ser bem pensada para que todos recebam os mimos antes do início da festa. 

Dessa forma, até os familiares dos colaboradores poderão participar do evento, já que acontecerão várias festas ao mesmo tempo, uma em cada casa.

Você também pode usar temas como circo, cassino, anos 60, filmes de terror, entre muitos outros. Lembre-se: o segredo de eventos temáticos está nos detalhe. 

3. Tenha atrações

Comida e bebida são fundamentais para qualquer evento, mas para deixar tudo mais animado o melhor é investir no entretenimento

Vimos a popularização das lives e como esse tipo de evento foi importante para alegrar as famílias presas em casa em razão do isolamento.

São várias opções de ideias para a confraternização de empresa. Se a festa for temática, a atração principal deve ser algo relacionado ao tema. Seja criativo!

Contrate uma banda para fazer um show virtual exclusivo para sua equipe e abra o chat para que todos possam pedir sua música.

Talvez seja interessante promover um concurso de dança, para que cada um mostre suas habilidades diante da câmera e dos colegas.  

E que tal um show de talentos? Essa é uma ótima chance de conhecer melhor os colegas de trabalho e trazer mais descontração ao ambiente. 

Vale ser cantor de chuveiro, dançarino amador, mágico e até comediante! Para incentivar a participação, ofereça um bom prêmio para a melhor apresentação.

4. Ofereça atividades em grupo

Em vez de fazer uma festa aos moldes tradicionais, que tal oferecer algum tipo de atividade que pode ser feita em grupo mesmo a distância? 

Uma empresa de Curitiba teve a ideia de proporcionar uma atividade divertida, estimulante e, melhor, sem que seja necessário sair de casa.

O Vinho Tinta oferece lives ensinando as pessoas a pintarem enquanto apreciam um bom vinho. Toda a experiência é guiada por um profissional e rende resultados surpreendentes de boas risadas.

Essa ideia pode ser replicada para qualquer tipo de atividade manual, bastando apenas que a empresa envie os materiais necessários com antecedência e contrate um monitor para guiar a tarefa.

Por que promover o uso das redes sociais

Por que promover o uso das redes sociais

Certamente os colaboradores vão adorar as ideias que demos aqui e, consequentemente, vão compartilhar fotos dos brindes nas redes sociais. 

Uma boa ideia para confraternização de empresas é torná-las mais divertidas e dinâmicas, estimulando a postagem de fotos e vídeos do evento. 

Essa é uma ideia simples e barata: basta criar uma hashtag do evento e incentivar o compartilhamento nos perfis pessoais dos colaboradores

O time de marketing pode ficar a postos para replicar as melhores fotos nas páginas oficiais da empresa, mostrando para clientes e concorrentes a eficácia da iniciativa.

Dessa forma, você divulga sua marca gratuitamente nas redes sociais dos colaboradores. Ainda, os registros do evento vão garantir boas memórias para toda a equipe.

O isolamento social em virtude da pandemia foi um baque, e ainda estamos sentindo as consequências negativas desse problema.

As dificuldades que encontramos no meio do caminho serviram como um incentivo para nos adaptarmos e encontrarmos saídas inteligentes, tecnológicas e efetivas para seguirmos adiante.

Por mais que as ideias para a confraternização da sua empresa sejam um pouco diferentes do que estávamos acostumados, é o momento de ficarmos alertas e continuarmos fazendo as adaptações necessárias.

Quer mais dicas de como melhorar o ambiente de trabalho? Faça download do nosso guia e aprenda como fazer a gestão de pessoas remotamente!

Teste